Empreendedorismo  |  Franquias

O que são franquias?

O que são franquias? É possível que você já tenha feito essa pergunta e a resposta é mais simples do que você imagina. Quando falamos de franquia, estamos basicamente nos referindo a um sistema onde uma empresa concede seus direitos para que uma pessoa (que pode ser física ou jurídica) possa replicar o seu modelo de negócio, utilizando nome, identidade visual, know-how e serviços/produtos oferecidos. Tudo isso mediante pagamento de royalties e taxas que variam de acordo com cada caso.

Continue lendo, você vai entender o que é uma franquia na prática!

O que são franquias?

Entendendo o que são franquias e por que elas são vantajosas

Muitas vezes, seja por medo de errar ao iniciar um negócio ou para ter a sensação de estabilidade de um emprego com carteira assinada, muitos deixam de lado o sonho de ter seu próprio empreendimento. Neste sentido, as franquias tornam-se uma das melhores opções, pois, já possuem modelo de negócio validado na prática e ainda oferecem suporte e treinamento para que os franqueados possam empreender com mais segurança. Mas afinal, o que são franquias?

O termo franquia representa a relação entre o franqueado, quem adquire uma franquia, e a franqueadora, responsável por conceder os direitos sob sua marca, bem como as regras e obrigações dessa parceria.

Por meio de um contrato de franquia, o franqueado pode iniciar seu negócio, devendo respeitar as regras e manter o padrão da rede franqueada em todos os aspectos, desde a cultura até a oferta de produtos/serviços. É importante destacar o papel da franqueadora em oferecer treinamentos e consultorias, garantindo, assim, a plena operação do negócio de seus franqueados.

Algumas taxas serão custeadas pelos franqueados e correspondem à transferência de know-how, treinamentos, uso da marca,  assistência contínua entre outros itens que variam de acordo com cada modelo de negócio.

O modelo de franquia surgiu entre os anos de 1850 e 1860 nos Estados Unidos, com a criação empresa Singer, gigante de máquinas de costura, que montou um maquinário próprio e passou a “replicar” o direito de uso de seus produtos e seu método de produção para pessoas de todo o país.

Um negócio chancelado por uma franquia é muito mais seguro e oferece base para o sucesso do franqueado. As franquias não param de crescer: segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou crescimento de 48,4% no segundo trimestre de 2021, atingindo um faturamento de R$ 41,1 bilhões.

Adquirindo uma franquia

Agora que você sabe o que são franquias, veja como você pode adquirir uma.

O primeiro passo é considerar o seu perfil de empreendedor. Dessa maneira, o futuro negócio deve estar alinhado com suas expectativas e a sua forma de pensar e agir. Se você ainda não sabe qual o seu perfil empreendedor, acesse o link e descubra: https://acqio.com.br/blog/quer-investir-e-nao-sabe-qual-e-o-negocio-ideal-para-voce/

Atualmente, não é necessário investir muito para poder adquirir uma franquia. Neste sentido, a franquia de meio de pagamento da Acqio, por exemplo, possui investimento de ótimo custo x benefício e está em constante crescimento, afinal, a tendência é que cada vez mais as pessoas passem a aderir aos pagamentos digitais. 

É imprescindível que você saiba qual tipo de suporte a franqueadora oferece. As melhores disponibilizam visitas presenciais e ainda realizam frequentemente palestras e treinamentos para seus franqueados. Fique atento a esses detalhes! Com muita determinação e fazendo a escolha certa, você estará muito próximo do sucesso.

Então, se você se interessou, que tal conhecer a Acqio?

É a oportunidade de investir no mercado de meios de pagamento que só cresce! Baixe agora mesmo o material que vai explicar tudo o que você precisa saber para abrir um negócio com possibilidades de muito lucro!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados