Capacitação

O que são gatilhos mentais e como utilizá-los nas vendas ?

Gatilhos mentais são discursos utilizados para aumentar suas vendas. Seja treinando sua equipe ou utilizando algumas estratégias no marketing nas suas redes sociais, é possível usar alguns recursos simples para que sua empresa feche mais negócios.

De acordo com um estudo realizado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), todas as nossas decisões são tomadas no inconsciente, e só depois vêm à consciência, com uma justificativa racional.

Ou seja: seu cérebro decide o que você vai fazer, essa decisão aparece na sua consciência e te transmite a sensação de tomar uma decisão de forma racional e, após isso, você age de acordo com a decisão tomada.

Quer saber quais são as melhores estratégias para alcançar mais vendas?

Primeiramente, é preciso entender o que são os gatilhos mentais.Gatilhos mentais são, basicamente, algumas diretrizes que o nosso cérebro utiliza para não realizar uma reflexão sobre qual é a melhor decisão a ser tomada.Se você souber usar os gatilhos mentais de forma correta, é possível facilitar o engajamento e motivação das pessoas, podendo ajudar, inclusive a tomada de decisão.

 

o-que-sao-gatilhos-de-venda

Como utilizar esses gatilhos mentais para aumentar suas vendas

Para o mercado B2C, a tomada de decisão de compra do cliente deve ser guiada para que ele tenha mais clareza, segurança e agilidade em suas escolhas.

Por isso, é necessário identificar as necessidades e avaliar como a empresa pode colaborar para resolver problemas.

Isso é facilmente realizado se a equipe de vendas puder desenvolver argumentos de persuasão e negociação.Sabendo ativar esses gatilhos.

Entretanto, é importante entender que a ideia não é convencer ou induzir seus clientes a comprar algo que não precisem, mas sim, resolver os seus principais problemas.

Entenda como utilizar os principais gatilhos de venda:

Reciprocidade

O melhor tipo de relação que você pode ter com o seu cliente é o de reciprocidade.

Ou seja: quando alguém nos fornece algo, nos sentimos na obrigação de retribuir de alguma forma.

Para as vendas do mercado B2C, isto é ótimo. Significa que você gera valor para o cliente e, desta forma, conquista a sua atenção e confiança.

Compromisso e coerência

Baseado em nosso desejo de demonstrar coerência em nossas ideias e atitudes, este é um dos gatilhos mais poderosos para se utilizar.

Isso porque ter uma personalidade coerente é muito valorizado e facilita nossas escolhas.

Ou seja, quando a sua empresa utiliza argumentos de coerência, fica muito mais simples do cliente tomar decisões.

Prova Social

Um dos gatilhos que ajuda bastante nas vendas é o de Prova Social. O cliente gosta de tomar decisões baseadas no que os outros estão fazendo ou dizendo.

Isso porque é comum que as pessoas queiram fazer parte de um grupo, buscando aprovação social.

O gatilho mental de aprovação social tem ainda mais impacto em situações de incerteza. Observamos mais o que os outros fazem, e nos espelhamos mais em pessoas parecidas conosco.

Ou seja, falar sobre o que os outros estão usando ou fazendo é algo que pode convencer o seu cliente a fechar seu negócio.

Afeição

É mais comum que as pessoas aceitem realizar uma compra ou adquirir um serviço se o seu círculo pessoal já conhecer e gostar da sua empresa.

Ou seja, fatores como semelhança, elogios, familiaridade geram mais afeição e constroem afinidade, aumentando as chances de conquistar o seu cliente.

Construir uma boa relação com o seu público alvo é importante; para desenvolver essa familiaridade e afeição com o maior número possível de clientes; fidelizando-os e, consequentemente, atraindo-os para que eles sejam os principais vendedores do seu serviço.

Tenha uma maquininha da ACQIO que te ajude

Você sabia que, para garantir que a sua empresa aumente suas vendas, além de utilizar todos estes gatilhos, é necessário que o seu cliente também possa ter toda a acessibilidade possível para realizar seus pagamentos?

Por isso, é importante contar com uma ferramenta que garanta toda a comodidade possível para seu cliente.

A maquininha da ACQIO aceita todas as principais bandeiras de cartões do mercado e faz parcelamentos em até 12x direto na tela.

É possível ter uma maquininha a pronta entrega, no qual você não paga aluguel, nem taxa de adesão. 

Só vantagens para você e seu cliente!

Confira como você pode adquirir a maquininha de cartão.

 


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados

QUERO SABER MAIS
X  FECHAR
QUERO SER CLIENTE QUERO SER FRANQUEADO SOU CLIENTE