Dezembro é mês de calculadora, lápis e papel na mão e muito, mas muito planejamento para o próximo ano! Uma empresa que possui um bom planejamento anual corre menos riscos de falir, ou seja, que tal anotar as dicas da ACQIO de hoje e se planejar para ano que vem?
Ter um bom controle financeiro do que entra e do que sai da sua empresa é fundamental; é necessário ter clareza e números concretos, para entender onde estão os lucros e as despesas.
Por isso, quanto mais ferramentas você tiver para te ajudar com essa gestão, melhor. Você sabia, por exemplo, que a ACQIO oferece o aplicativo “Acqio Lojistas“, que te dá a gestão financeira em tempo real do seu negócio?
É deste tipo de auxílio que estamos falando. Ter um controle de fluxo de caixa é essencial; e Com o app lojistas da Acqio você acompanha de perto todas as transações feitas na sua maquininha.
Vamos às dicas para um bom planejamento anual?
Lembre-se: planejar significa extrair estatísticas, tendências, concorrentes, novas tecnologias. E aí sim conseguir determinar os novos objetivos para o próximo ano. Então, quanto mais dados você reunir para isso, melhor!
Para começar, levante todas as ações realizadas ao longo do ano e analise se elas te geraram o ROI (Retorno Sob Investimento) esperado. Esse é o primeiro ponto do seu balanço financeiro.
Analise indicadores como produtividade, lançamento de novos produtos ou serviços, fidelização dos clientes… Houve um aumento significativo no ano em foco? Quais foram as ações que mais deram certo? Como você conquistou novos clientes?
Além disso, analise como foram os impactos de campanhas de marketing; a redução de custos no seu operacional; se teve alguma melhoria em processos internos e, finalmente, como foi o faturamento.
Todos estes dados te darão uma boa base de como foi o ano anterior. E a partir daí, já podem ser traçadas metas mais concretas do que melhorar para o ano que virá.
Após este balanço ser feito, sente com sua equipe e analise o que pode ser corrigido para o próximo ano.
Quais foram os pontos mais fracos do ano anterior? O que é preciso para que isso não ocorra novamente?
Entender com a própria equipe pode ser uma boa tática para colocar todo mundo na mesma página e conseguir feedbacks gerais de quem está diariamente trabalhando com o seu produto. São pontos de vista que podem agregar bastante!
Mas atenção: as metas do próximo ano devem ser coerentes e factíveis. Ou seja, realize metas como resultados financeiros, volume de vendas e fidelização de clientes.
Depois de ter todos os objetivos definidos, é preciso estabelecer os valores destinados para a operação como um todo e também para possíveis novos investimentos.
Leve em consideração folha de pagamento, treinamento, aquisição de novos equipamentos, ampliação da infraestrutura, fornecedores novos, entre outros.
Com todas as metas e orçamentos definidos, é hora de planejar como aproveitar o calendário do próximo ano ao seu favor.
Considere dar uma revisada no que fez no ano que passou e como foi a recepção desta ação por parte dos seus clientes.
Lembre-se: não é preciso estar em todas as datas comemorativas. Existe um perfil exato do seu cliente e ele deve ser levado em consideração sempre.
Ou seja, entender quem compra e quem confia no seu serviço é essencial para entender quais datas comemorativas podem ser melhor aproveitadas.
Não adianta nada fazer uma ação para o Dia dos Avós, por exemplo, se você tem uma loja que vende jogos de videogame, certo?
É importante conferir também como estão as tendências do mercado, e entender o que você pode utilizar para trazer inovações e ações cada vez mais completas para sua loja.
Conte com a ACQIO para te ajudar a ter uma gestão financeira melhor das transações da sua empresa e para garantir maior comodidade para o seu cliente.
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