Empreendedorismo

Como fazer um plano de captação de clientes?

Captar clientes pode ser um grande desafio para o seu negócio, mas isso pode ser superado com planejamento adequado. Por isso, é fundamental criar um plano de captação de clientes para otimizar e agilizar o ciclo de vendas.

Continue a leitura e saiba como fazer um bom plano de captação de clientes para potencializar suas vendas!

Como começar com a captação de clientes?

O primeiro passo para traçar seu plano de captação de clientes é identificar o perfil de cliente ideal. Ou seja, aquele que se identifica com o seu negócio e entende o valor do seu produto. Focar sua estratégia de venda nesse perfil vai facilitar a criação de materiais de marketing, além de otimizar a abordagem.

Feito isso, hora de investir em técnicas de captação de clientes: vale publicar conteúdos interessantes nas redes sociais, posts em blogs, e-mail marketing ou, ainda, prospecção ativa dentro da base de contatos com perfil de sucesso.

O objetivo é ter contatos qualificados, convertendo-os em clientes para continuar gerando o faturamento para a sua empresa.

A Pré-venda e sua importância

Um ótimo início é trabalhar a pré-venda, portanto, crie uma ´página na internet e disponibilize um formulário para que interessados em adquirir determinado produto ou serviço com condições especiais de pré-venda possam deixar seus emails. Assim, você começará a criar sua base de contatos qualificados.

Você também pode utilizar essa abordagem para uma base de contatos existente, identificando os clientes que despertam algum tipo de interesse por sua oferta. Essa espécie de “filtro”, faz com que você consiga direcionar seus esforços para aqueles clientes com maior potencial de compra. Isso vai te ajudar a evitar distrações e gastos desnecessários.

Prospecção

Para atrair clientes, seu negócio também passa pela fase de prospecção, que pode ser passiva (conhecida também como inbound marketing), ou ativa.

Na prospecção passiva, o cliente chega até você de forma espontânea, ou seja, é o prospect que toma a iniciativa do contato, não a empresa.

É um método mais barato e pode ser alcançado utilizando, por exemplo, a produção de conteúdos para blog/site, fluxos de e-mail, e-Books, entre outros. Seu retorno geralmente é mais lento, porém, os contatos obtidos são muito mais qualificados e dispostos a fechar negócio com você.

A prospecção ativa (outbound marketing) é proativa e “vai atrás dos clientes”, oferecendo serviços e produtos por meio de anúncios, que podem ser digitais ou impressos. Esta técnica tende a ter um resultado mais rápido, porém, é mais cara, pois exige investimento em mídia.

Para obter melhores resultados, você pode utilizar as duas técnicas combinadas!

Finalizando seu plano de captação de clientes

Agora que você já sabe iniciar um plano de captação de clientes, não se esqueça de ter objetivos claros e bem definidos, estabelecendo metas e registrando os resultados de cada ação realizada. Abuse da pré-venda, conheça seu cliente e capriche na prospecção!

Ainda não tem sua própria empresa? Preparamos um quiz gratuito para ajudar você na escolha do seu negócio ideal. Confira!


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