Empreendedorismo

Você já é um empreendedor e talvez nem saiba

Você pode ser um empreendedor e nem sabe ainda. Confira algumas características que vão revelar este talento dentro de você:

“Eu não tenho perfil de empreendedor“. A frase, sem autor, pode ser uma afirmativa constante na vida de milhares de brasileiros. A  ideia de que é preciso habilidades excepcionais para empreender, impede o primeiro passo de excelentes profissionais no mundo dos negócios.

Mas o que faz alguém ser um empreendedor? Empreender nada mais é do que pensar e agir de maneira inovadora, criando oportunidades, liderando e inspirando pessoas. É a disposição para dobrar a rotina e assumir riscos que trarão ganhos financeiros, profissionais e pessoais.

“Empreendedor” é muito mais que um conceito. Você provavelmente já é um e ainda não se deu conta. Duvida? Abaixo listamos três características comuns aos empreendedores. Observe e veja quais são compatíveis com o seu perfil.

Você lida com pessoas e processos todos os dias

Pode ser no escritório que você trabalha, na escola do seu filho, no trabalho voluntário ou em casa. Diariamente você é submetido a situações e processos que exigem habilidades de comunicação. É um jogo de cintura nato de um empreendedor e você ainda não se deu conta que possui. Diariamente, quem empreende precisa saber lidar com todo tipo de pessoa e processo: do cliente ao fornecedor ao funcionário. Comece a observar essa sua habilidade. É o primeiro sinalizador da sua vocação para o empreendedorismo.

Você sabe negociar como ninguém

Outra característica que você não reconhece – ainda – é a sua habilidade para negociar. Em sua rotina, você faz isso a todo tempo. E não necessariamente envolve dinheiro. Um prazo para entregar um relatório, as férias no trabalho, o brinquedo que o filho só vai ganhar se passar de média na escola. Embora simples, essas situações realçam um elemento essencial na vida de um empreendedor. Quem sabe negociar está apto para ter um negócio de sucesso, pois enxerga possibilidades, ganhos e perdas.

Você é persuasivo, mas consegue ser flexível

A última característica que inclina o seu perfil ao empreendedorismo é a persuasão. Você consegue argumentar suas ideias e convencer quem está ao redor sobre elas? O seu colega de trabalha te escuta quando você dá alguma sugestão sobre uma atividade? Então sim, você é persuasivo e isso é ótimo. Porém, a persuasão só é legítima quando vem acompanhada de certa flexibilidade. Você fala, mas está aberto para ouvir também. É assim que um bom empreendedor age: convence os demais, mas também aprende. Todo conhecimento é somatório.

E agora? Está convencido de que você já empreende sem saber? Só falta dar o primeiro passo e assumir de vez esse perfil nato de empreendedor.

Quer ficar sempre atualizado com os conteúdos novos? Acompanhe as novidades da Acqio no Facebook e Instagram


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados

QUERO SABER MAIS
X  FECHAR
QUERO SER CLIENTE QUERO SER FRANQUEADO SOU CLIENTE