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Plano de Negócios: 6 passos para criar um

Se você está procurando o sucesso para sua franquia, está no lugar certo! Vamos te ensinar a elaborar um Plano de Negócios completo que vai te ajudar na gestão e, claro,  a antecipar determinadas situações criando estratégias para resolvê-las, entendendo o mercado e alavancando suas vendas!

Continue a leitura e turbine sua franquia com um plano de negócios simples e eficiente, que servirá tanto para você que está abrindo seu negócio, quanto para quem quer começar a empreender!

Afinal, o que é um Plano de Negócios?

O Plano de Negócios, basicamente, é um documento de planejamento onde você deverá descrever o seu negócio, quais seus objetivos e métodos que pretende utilizar para alcançá-los. Com isso, você poderá verificar sua viabilidade com estudos estratégicos, mercadológicos, operacionais e financeiros. Esse documento deve ser elaborado com base em pesquisas e análises de mercado, trazendo dados reais para te ajudar a tirar sua franquia do papel.

A importância do Plano de Negócios

O Plano de Negócios é fundamental para seu planejamento, pois ele te dará a noção prévia do funcionamento de sua empresa dentro da lógica do mercado, além de mostrar as questões técnicas necessárias para o funcionamento, investimento, custos fixos e variáveis, além da projeção de retorno que se espera.

Com ele, você simulará cenários favoráveis e não favoráveis, preparando-se para adversidades e concentrando formas de resolvê-las. Nesse sentido, outra vantagem é que ao ter um plano de negócios claro, você pode comparar tudo que previu com o que está sendo realizado efetivamente, tendo a chance de corrigir possíveis desvios.

Agora que você já viu o que é um Plano de Negócios e sua importância, saiba como elaborar o plano ideal para seu negócio:

Elaborando um Plano de Negócios em 6 passos

Este documento possui basicamente 6 passos, que você verá em mais detalhes a seguir:

Sumário executivo

Consiste no resumo de todas informações mais importantes. Portanto, alguns pontos que não podem faltar:

  1. Descrição do seu negócio e diferencial
  2. Missão, visão e valores
  3. Produtos, serviços e benefícios
  4. Perfil de clientes
  5. Investimento disponível
  6. Como as atividades serão desempenhadas
  7. Regulamentação jurídica
  8. Forma de enquadramento tributário

Este sumário deve ser breve e claro, resumindo os principais pontos descritos acima. Quando terminar seu Plano de Negócios, revisite-o e faça as adaptações necessárias.

Análise de Mercado

Aqui você deve entender melhor o perfil de seus clientes e analisar a concorrência, o que vai te ajudar a compreender melhor o mercado onde planeja atuar. Para isso, há três subcategorias como demonstrado a seguir:

  1. Segmentação de clientes – Esta etapa é extremamente importante, afinal, o cliente é o foco das vendas. Nesta etapa é fundamental que você saiba quem são eles e estude seus hábitos. Feita esta análise, poderá verificar a viabilidade do seu negócio e até desenvolver técnicas para melhorá-lo. 
  2. Análise da concorrência – Analisar a concorrência é entender que outras empresas atuam no mesmo ramo que você, podendo aprender com seus erros e acertos. Pesquise seus pontos fortes e fracos e saiba como se destacar. Este é o momento para  pensar em cenários desfavoráveis, ou seja:  Qual será a atitude da concorrência quando você começar o seu negócio? Esteja preparado para não se abater. Crie estratégias para reagir, caso isso aconteça.
  3. Análise da franqueadora – A terceira e última parte da análise de mercado é conhecer a sua franqueadora. Ela será sua parceira para começar suas atividades, por isso é muito importante verificar se você está alinhado com as diretrizes dela, assim como o suporte fornecido. Assim, você garante uma parceria verdadeira para abrir sua franquia. 

Plano de marketing

Aqui você irá descrever minuciosamente seus serviços/produtos e apresentar sua estratégia de vendas, além de desenhar como planeja fazer com que chegue até os clientes. Assim, um plano adequado de marketing te trará um panorama de como impulsionar as vendas.

Plano operacional

O plano operacional descreverá o funcionamento da sua franquia passo a passo. Portanto, aqui você demonstrará como pretende prestar seus serviços. É importante planejar sua capacidade de atendimento em determinado período e, com base nisso, apontar o tempo demandado para a venda, insumos necessários, prazos de atendimento e tudo que envolve o processo de atendimento ao cliente.

Plano Financeiro

Chegou a última etapa do seu Plano de Negócios, onde você planejará todos os gastos, investimentos e capital de giro da sua franquia. Agora, para poder fazê-lo, você deve apontar todos os custos, tendo em mente as outras etapas do plano (marketing, taxa de franquia, estrutura de funcionamento, etc.). Assim, você saberá exatamente quanto terá que investir para começar a operar.

Avaliando seu Plano de Negócios

Agora que você já estruturou seu Plano de Negócios, hora de criar simulações de contextos para sua franquia. Assim você poderá antever situações adversas e criar estratégias de enfrentamento. Reveja seu documento e faça as alterações que julgar necessárias. 

Lembre-se: empreender demanda planejamento, mas entendendo o mercado, clientes e concorrência, você estará pronto para começar sua franquia e ser um empreendedor de sucesso!

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