Inovação não faltou durante a pandemia para muitos empreendimentos. Para estabelecimentos do setor de bebidas e alimentos, isso significou aliar-se ao mundo digital e aderir aos aplicativos de delivery.
De acordo com estudo divulgado pelo Cesit, o aplicativo Rappi, por exemplo, declarou um aumento de cerca de 30% das entregas em toda América Latina. No período entre fevereiro e março, os dados demonstram que só o download de aplicativos de entrega no geral aumentou em 24%.
Isso demonstra uma realidade nova a qual o segmento teve que se adaptar. Mas, o que muitos não sabem, é que para se destacar nos apps e atrair clientela, é preciso seguir alguns passos para que seu estabelecimento seja bem avaliado.
A ACQIO preparou uma lista com quatro dicas essenciais para se posicionar corretamente nos aplicativos deste tipo. Confira:
Ao se cadastrar em um aplicativo, é preciso tirar um tempinho para fazer a melhor apresentação possível do seu estabelecimento. Comece tendo em mãos uma boa foto do seu logo, de preferência em alta resolução, para se cadastrar. Também escolha com cuidado a sua categoria: hoje em dia muitos aplicativos dividem entre doces, marmitas, saudável, pizza, etc. Isso é importante para que o usuário te encontre com mais facilidade.
Atente-se também para a área de alcance da entrega, e invista em boas embalagens. É muito importante que a comida chegue na casa do cliente praticamente do jeito que saiu do restaurante.
Além disso, as fotos e a descrição são outros fatores essenciais para uma boa colocação. Se há uma boa foto do prato e uma clara definição do que será oferecido, maior será a chance do usuário classificar seus serviços com uma boa nota.
Seja inteligente: além do cardápio virtual, invista em promoções, combos e claro, em um prazo de entrega que não ultrapasse 1h. Você precisa oferecer experiências de qualidade para que o cliente o perceba como um prestador de serviços de qualidade.
Ao entrar em algum aplicativo de delivery, não deixe de comunicar sua clientela. Se já possui perfis de marketing nas redes sociais, é importante que você mantenha seu público atualizado sobre essa nova modalidade de entrega. Aproveite e crie cupons de desconto para celebrar a ocasião, isso pode aumentar os pedidos!
Entenda que entrar em aplicativos de delivery requer organização da equipe e estrutura. Conforme seu estabelecimento consiga aumentar a própria pontuação, mais pedidos virão, então será preciso ter agilidade para aceitá-los e prepará-los o mais rápido possível.
Além disso, cheque seu estoque: para uma boa colocação, não cancele pedidos. Garanta que seu estoque possui os alimentos necessários para todos os pratos do cardápio virtual, ainda mais aqueles que costumam sair mais.
Não esqueça de checar os pedidos e claro, de cumprir com o tempo de entrega prometido. Verifique com o entregador o tempo e, se caso vá atrasar por conta de algum fator externo, envie uma mensagem comunicando o cliente do tempo extra de espera.
Boa reputação também requer benefícios para os usuários de vez em quando. Ofereça frete grátis, por exemplo, pois isso costuma atrair mais clientes e fidelizar os que já compram de você. Em alguns estabelecimentos, geralmente são as que possuem mais aderência, são as promoções que costumam ter horários fixos!
Utilize o conhecimento que você já tem do seu público e invista em uma boa conversa. Envie uma mensagem agradecendo a preferência, envie um mimo surpresa (pode ser um chocolate ou sachês de molho avulsos, caso combine com o que você vende) e ofereça o contato direto para que, caso haja algum problema, a solução ocorra de forma ágil e mais direta.
Para muitos aplicativos, o pagamento via cartão de crédito oferece mais benefícios ainda para o cliente. Por isso, invista em uma maquininha que possibilite essa facilidade para a sua clientela.
Com a ACQIO, seu estabelecimento tem uma maquininha a pronta entrega, configurada em poucos minutos e que aceita as principais bandeiras. Não há taxa de adesão e você pode receber diretamente na conta do banco de sua preferência.
Por fim, confira as vantagens de ter uma maquininha de cartão ACQIO e solicite já uma conversa com um de nossos consultores.
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