Capacitação

Gestão do tempo – eficiência para o seu negócio

Ao falar de gestão do tempo e produtividade no seu negócio, você acredita que consegue lidar bem com estes dois fatores? Como você tem realizado a gestão do tempo que gasta para cada tarefa? E mais: será que você não está gastando esforços – e dinheiro – onde não há retorno?

No artigo de hoje, te ajudamos a entender como melhorar a organização da sua empresa e te ensinamos como a ACQIO pode ser sua parceira nestes momentos!ACQIO

Primeiramente, trace um “raio x” das suas atividades cotidianas. Algumas situações podem roubar nosso tempo e não contribuir para a melhoria da produtividade sua e da sua equipe. Quanto tempo você gasta por dia lendo e-mails, por exemplo? Como otimizar esse tempo e usá-lo para gerar receita?

O foco aqui é entender quais tarefas podem ser dispensáveis e delegáveis – assunto que abordaremos mais a frente – para que nos concentremos em tarefas significativas, que possam trazer de fato resultados a curto, médio e longo prazo.

Confira a seguir algumas dicas principais para manter essa organização básica funcionando:

Faça a gestão do tempo ao longo do dia

À primeira vista, parece complicado, mas estabelecer metas é o segredo de qualquer empresa de sucesso. Para isso, você precisa se planejar e entender exatamente como tem gastado seu tempo. Com algumas perguntas básicas, fica mais simples de conseguir uma visão macro. Confira:

  • estabeleça quanto tempo você tem disponível para realizar suas tarefas do dia;
  • identifique a média de tempo que você dedica ao cumprimento de suas metas diárias;
  • identifique quais são as principais dificuldades que você tem na organização e execução das suas tarefas;
  • comece a direcionar assuntos técnicos para profissionais que dominem o assunto;
  • identifique os pontos fortes e fracos da sua rotina.

Quando você tiver isso tudo respondido, entenda quais tarefas você pode dispensar, e quais os pontos que você deve investir e priorizar na sua rotina. Se o seu tempo de trabalho for de 8 horas diárias, quanto disso você está gastando para suas metas – que te trarão retornos financeiros – e o quanto disso está sendo “desperdiçado”?

Entender o que você está fazendo com o seu tempo é o começo e o segredo de tudo.

Estabeleça prioridades

Assim que você categorizar por ordem de prioridade as suas tarefas e medir seus esforços da forma correta, todos os dias serão mais organizados.

Por exemplo: checar e-mails, atualizar redes sociais da sua marca, manter a conversa digital com o seu cliente próxima e outras tarefas secundárias deste tipo, são atividades que demandam muito o seu tempo?

Ao invés de focar nisso, você poderia utilizar esse tempo para desenhar um fluxo de caixa, conferir seu estoque, planejar ações promocionais para o próximo mês; Entenda que, ao ter o macro das suas atividades, isto é, a listagem de tudo o que toma e demanda seu tempo, será mais fácil de priorizar as tarefas certas e investir nelas.

Delegue tarefas

Uma das mais difíceis tarefas, sem dúvidas, é a de delegar. Mas aí está a verdadeira peneira de bons gestores! Quando entendemos que estamos gastando tempo demais em tarefas secundárias, ou em atividades nas quais não temos as habilidades necessárias, devemos delegá-las e terceirizá-las para que possamos ter uma boa produtividade.

Isso é questão de lucratividade, inclusive: se você gasta tempo demais com atividades burocráticas, das quais não entende e toma o dobro de tempo para realizar, por que não deixar isso com quem já faz e está acostumado? De fato, esse tempo poderia ser investido muito melhor no seu dia a dia!

O profissional tem uma tendência muito forte a deixar tarefas complexas ou desagradáveis para depois. Entretanto, a principal dica quando o assunto é gestão de tempo é eliminar o quanto antes essas tarefas da sua lista.

Conte com a tecnologia como sua principal aliada para gestão do tempo

Sabemos que, principalmente quando falamos de pequenas e médias empresas, que no começo, delegar pode não ser uma opção e que seu tempo deverá ser dividido entre todas as tarefas que constituem o funcionamento de uma empresa.

Entretanto, contar com a ajuda da tecnologia pode ser uma ótima ideia – não só no começo do negócio, como ao longo dele. Ter um maior controle sob seu fluxo de caixa, por exemplo, pode te auxiliar bastante a entender onde você pode investir melhor.

A ACQIO conta com um app para lojistas que realiza a gestão financeira em tempo real. Com ele, é possível ter a praticidade de gerenciar as transações de qualquer lugar, verificando como está o seu fluxo de caixa.

Com isso, você pode entender como investir melhor o seu dinheiro e contar com o recebimento direto na conta do banco de sua preferência, para organizar melhor suas finanças, ao seu modo.

Converse com nossos especialistas e entenda como a maquininha ACQIO pode te ajudar a gerir melhor o seu tempo!

 


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados