Empreendedorismo

Influencer: saiba como empreender e influenciar

Nova era Influencer: é necessário influenciar para aparecer! Ser ativo nas redes sociais passou de estratégia para necessidade. A pandemia mudou a dinâmica das interações e boa parte dos consumidores migrou para plataformas como Instagram e até TikTok. Portanto, são inúmeros perfis e recursos, e você pode estar se perguntando: qual a melhor forma de se adaptar a tais mudanças? Preparamos algumas dicas neste artigo para você que quer acompanhar a tendência e “aparecer” nas redes sociais.

Nova era influencer

A produção de conteúdo pode ser exaustiva, de modo que não pode ser forçada. A maioria dos influencers começou por hobby e transformou-o em atividade profissional. O empreendedor de hoje precisa olhar as redes sociais como oportunidade de negócio, e para isso é importante estar sempre atento às tendências. Segundo dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2021, metade das micro e pequenas empresas brasileiras são emergentes no mundo digital, porém, 40% dos empreendedores apontam a falta de recursos financeiros como principal obstáculo para a digitalização. Desta forma, as redes sociais vêem como opção mais acessível para colocar as empresas no meio digital, exatamente por não exigirem grandes investimentos! Confira a seguir algumas dicas para se destacar nas redes sociais com o seu negócio:

Escolhendo as plataformas

Inicialmente, é muito importante entender quais as preferências de seu público alvo e quais redes sociais eles mais utilizam. Como influencer, esse passo é importante para poder direcionar as estratégias. Há quem goste mais de texto, outros que já preferem a interação por meio de enquetes. Desta forma, você direciona seu conteúdo corretamente e tem mais chances de atingir o resultado esperado.

Criando uma rotina de postagens

Outra dica indispensável é ter disciplina para a produção de conteúdo: primeiro, porque plataformas como o Instagram conectam os perfis mais ativos aos seguidores; segundo, para que os usuários se acostumem à periodicidade do conteúdo. Com o tempo, eles retornaram ao seu perfil para acompanhar as postagens. Os Stories diários são uma boa aposta para gerar engajamento, que podem exibir cenas rápidas do dia a dia do seu negócio envolvendo as pessoas que fazem parte dos processos, afinal, em tempos de pandemia a humanização está em alta. 

Vencendo o medo de exposição, a inimiga do influencer

Muitas pessoas têm talento natural para se comunicar e aparecer nas redes sociais. Se você tem alguma barreira neste sentido, uma opção é utilizar apenas a voz e focar a filmagem nos produtos divulgados. Você também pode pedir que outras pessoas gravem os vídeos por você. Pode ser algum colaborador ou pessoa próxima que tenha essa facilidade de aparecer em frente às câmeras. 

O visual do conteúdo

Ainda que você não disponha de recursos para contratar um especialista visual para produzir seus conteúdos, você pode causar boa impressão com ferramentas simples e mais econômicas. Postagens bem feitas e trabalhadas têm mais chance de engajar seguidores. Plataformas como o Canva podem auxiliá-lo a criar peças com um visual mais atraente, de forma simples e rápida. Vale à pena conferir: https://www.canva.com/

O influencer também deve estar de olho nas tendências

Assim como a dinâmica da comunicação mudou, o mesmo aconteceu com a velocidade em que se espalham as tendências. Por isso, é importante estar atento às novidades: acompanhe seus concorrentes e veja qual o conteúdo do momento, incluindo até os famosos “memes”. Mas atenção: tenha cautela para não se afastar da proposta da sua empresa e sua personalidade!

Mantenha o equilíbrio

Por mais que seu foco seja efetivamente as vendas ou prestação de serviços, produza conteúdos que não se limitem a fazer propagandas, afinal, esse comportamento nas redes pode afastar potenciais clientes. Mantenha a sobriedade e alterne entre posts de publicidade mas também conteúdos diversos na linha da sua empresa.

Além do influencer: valorize os dados

Você não precisa ser um profissional de marketing ou mídia para analisar os dados obtidos com as postagens: plataformas como Facebook e Instagram disponibilizam esses dados e você deve estar atento a eles para obter insights importantes, analisar a audiência e entender erros e acertos.

Interaja!

Agora que você já sabe os passos principais para posicionar o seu negócio nas redes sociais, não esqueça de um ponto primordial, que é o contato com os seguidores! Responda perguntas e atenda reclamações da melhor maneira possível, sempre com rapidez e, claro, cordialidade. Mantenha contato ativo e gere mais engajamento!

Quais as estratégias de comunicação você tem utilizado na sua empresa?

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