Empreendedorismo

Negociação: utilize a seu favor

A negociação, de modo geral, é a comunicação focada em criar um acordo entre as duas partes que possuem interesses em comum, ou seja: você quer vender e seu cliente quer comprar. Por outro lado, enquanto você busca o melhor lucro, ele almeja a menor despesa. Enfim, como conciliar isso?

Leia a seguir meios de utilizar a negociação e aumentar suas vendas!

Ouça o cliente 

Para criar os melhores argumentos e fazer com que a outra parte aceite sua proposta, escutar é a chave do sucesso. Portanto, faça as perguntas certas e colha informações entendendo os interesses da outra parte. Além disso, utilize as próprias justificativas da outra parte para oferecer a ela uma proposta personalizada. 

Compreenda o cenário

Tente saber o contexto vivido pela outra parte. Assim, você conseguirá oferecer opções que vão de encontro a isso, e utilizar estratégias para potencializar o poder resolutivo do seu produto ou serviço.

Saber quem é a pessoa com quem está lidando é fundamental, afinal, esse fator pode afetar diretamente sua visão de ofertas e contrapropostas.

Mantendo a transparência

Mantenha sempre claras suas pretensões, cenário ideal e as possibilidades, entretanto, deixe as margens negociáveis para serem colocadas de forma estratégica e de acordo com a condução da conversa. Sendo assim, a transparência é uma condição muito importante e traz segurança para as partes.

Negocie por partes

Conduza a conversa em tópicos, negociando os pontos de maneira distintas, exemplo: prazo de entrega, forma de pagamento, suporte, entre outros. Neste sentido, isso faz com que a parte sinta que seus desejos estão sendo atendidos à medida que se encerra cada ponto.

Faça concessões

Depois de separar a negociação em partes, analise concessões que podem ser feitas, demonstrando abertura e disposição para encontrar uma solução onde todos saiam ganhando. Tenha sempre uma meta inicial com margem para conceder. Assim você não corre o risco de perder ao longo da negociação.

Utilize o tempo a seu favor

O tempo de resposta na negociação deve ser gerenciado de forma estratégica. A demora, por exemplo, pode fazer com que esse potencial cliente feche com a concorrência caso essa ofereça uma solução mais rápida. Por outro lado, pressionar o cliente a fechar o negócio de forma insistente, pode refletir desespero. Desta forma, é preciso compreender as características da negociação e gerir o tempo e as ações de acordo com a sua temperatura.

Sendo assim, o sucesso da negociação está na capacidade de captar os interesses do seu potencial cliente e trabalhar sua proposta e argumentos dentro de suas margens seguras para que eles sejam atendidos e seu cliente se sinta satisfeito.

Agora que você já sabe como potencializar suas habilidades de negociação e utilizá-la ao seu favor, conte com a Acqio e não perca a oportunidade de fazer uma parceria de sucesso com seu cliente, estimulando suas vendas e, claro, oferecendo as melhores soluções de pagamento! Com a Acqio, todo mundo ganha!

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