Empreendedorismo

Organizações com foco no cliente lideram o crescimento

Mesmo com o cenário da pandemia, o conflito da Ucrânia e até o novo lockdown chinês afetando exportações e importações a nível mundial, muitas organizações não foram impactadas e até registraram crescimento. Qual é o segredo utilizado por essas empresas para se manterem no topo? Talvez não haja apenas uma ação específica, mas, com certeza, um trunfo que faz a diferença é o foco no cliente. Continue a leitura e saiba mais!

Organizações com foco no cliente lideram o crescimento

O crescimento de marcas no cenário pandêmico.

Ter um produto atrativo e que venda bastante é o desejo de muitos empresários, mas focar apenas nesse produto pode ser prejudicial ao seu negócio. Para a construção de relacionamentos duradouros com seu público-alvo, é necessário que o cliente esteja no centro do seu negócio. A Tesla liderou a lista das 20 marcas globais que mais cresceram durante o ano de 2021, seguidas por Salesforce, Adobe, Paypal e Microsoft. É notável como a empresa transformou o segmento de automóveis, criando veículos digitais não poluentes, o que trouxe valorização e admiração por seus consumidores. Além dessas marcas já conhecidas internacionalmente no mercado, temos inúmeros exemplos nacionais que seguem crescendo, como a Skol, Brahma, Americanas, Natura, Assaí e outras. 

O que essas empresas têm em comum é o fato de atuarem com foco no consumidor, entendendo a fundo as necessidades de seus clientes para desenvolverem produtos e serviços na medida certa.

Ter a voz do consumidor no comando da organização, de forma transversal e para todas as atividades, é o traço de sucesso visto em todas elas.

Por que priorizar o foco no cliente?

Com o mercado cada vez mais concorrido, oferecer um bom produto é o mínimo que as empresas devem fazer, afinal, os clientes estão cada vez mais exigentes e com mais opções de escolha. Portanto, garantir a satisfação deles, além de proporcionar uma ótima experiência de compra, é essencial para ter melhores resultados. Quando as ações estratégicas de uma empresa são focadas nas necessidades e anseios do cliente, as chances de vender mais e com mais recorrência aumentam.

Aplicando a cultura centrada no cliente

Confira a seguir, algumas formas de centralizar o cliente no contexto da sua empresa:

Ouça os clientes – Aqui não estamos falando de pesquisas de satisfação do cliente. Ouvir o cliente é perguntar o que ele pensa, entender suas necessidades a fundo e seus pensamentos sobre assuntos variados.

Fique de olho na percepção do cliente – Saber da opinião do cliente é ótimo para testar se o sentimento dele em relação ao seu produto ou serviço é agradável ou não. O consumidor é o termômetro das suas vendas e qualidade. 

Acompanhe as interações – Além de ouvir seus clientes, você também deve monitorá-los em diversos canais: isso inclui perfis nas redes sociais, reclamações em sites específicos, fóruns, etc. Assim, você conseguirá mensurar qualquer insatisfação com os compradores do seu produto.

Seu cliente pode ajudar – Não tente prever o que seus clientes vão querer ou precisar: deixe que eles participem de todos os processos de desenvolvimento. Faça perguntas sempre que necessário e mantenha-os por dentro de tudo o que acontece nas inovações de sua empresa.

Desenvolver uma cultura de foco no cliente é uma boa ideia para quem deseja alcançar melhores resultados! Que tal começar a aplicar essas dicas agora mesmo?

Ainda não tem o seu próprio negócio? Baixe agora mesmo o material abaixo que vai explicar tudo o que você precisa saber para abrir um negócio com possibilidades de muitos ganhos!

Quer conhecer um modelo de negócio seguro, lucrativo e de baixo investimento?


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados

QUERO SABER MAIS
X  FECHAR
QUERO SER CLIENTE QUERO SER FRANQUEADO SOU CLIENTE