Uma das mais importantes dicas para lojistas e vendedores é desenvolver a empatia. Cada vez mais, o consumidor busca uma experiência personalizada e humanizada. Não procuramos apenas o melhor produto e, sim, um ótimo atendimento enquanto compramos.
Pensando nisso, vendedores e lojistas têm precisado desenvolver novas habilidades e estratégias. Montar um roteiro de vendas e repeti-lo para os clientes deixou de ser efetivo. Assim, é fundamental se adaptar.
A chave para atender bem, por sorte, é muito simples: basta ter e saber transmitir empatia. É fundamental que seus clientes entendam que sua missão é encontrar as soluções que eles precisam.
Pensando nisso, criamos esse guia com incríveis dicas para lojistas. Vamos abordar, principalmente, o papel da empatia nas vendas e como desenvolver essa habilidade.
Hoje, vamos falar sobre:
Boa Leitura!
Quando falamos de dicas para lojistas, o conselho mais valioso que podemos dar é esse: desenvolver e demonstrar empatia. A empatia ajuda a desenvolver relações mais significativas e saudáveis com todas as pessoas do nosso convívio. Com os seus clientes, não deve ser diferente. Afinal, você quer que eles voltem e se fidelizem, não é mesmo?
Em negociações, como em uma venda, a empatia é indispensável. Isso significa ouvir de forma eficaz e compreender os problemas ou desafios que seu cliente enfrenta. Só assim será possível encontrar as soluções mais adequadas.
É claro que um lojista sempre considera o valor do ticket e tem como objetivo vender seu produto. No entanto, é importantíssimo colocar a necessidade dos clientes em primeiro lugar. E, principalmente, é fundamental que o cliente compreenda que encontrar uma solução, para você, é o principal objetivo.
O mercado varejista, atualmente, é muito competitivo. Considere, por exemplo, o comércio online. É muito fácil criar uma loja, sem necessidade de estoque, aluguel de ponto de venda ou contratações. Com tanta concorrência, é preciso mais do que bons produtos e preços para se destacar.
É aí que entra a qualidade do atendimento na sua loja. Se você busca dicas para lojistas, aqui está a mais valiosa delas: seus clientes buscam atendimento personalizado e soluções eficazes para seus problemas. A maneira mais fácil de oferecer isso é através da empatia nas vendas.
Esse é um erro muito comum: empatia e simpatia são duas coisas muito diferentes. Empatia não é ser gentil e educado. Tão pouco tem a ver com concordar com tudo que o cliente diz. A empatia diz respeito a nossa capacidade de compreender os sentimentos, escolhas e dificuldades que outra pessoa está experimentando.
Assim, desenvolver empatia está relacionado a saber ouvir. Ao compreender quais são os desafios que seu cliente enfrenta, é muito mais fácil encontrar a solução perfeita para ele.
Lembre-se: tudo deve ser feito de maneira personalizada. Um roteiro de vendas ensaiado e padronizado não deixa espaço para que o cliente seja ouvido.
Agora que você já sabe a importância de usar a empatia no dia a dia da sua empresa, é hora de algumas dicas para lojistas, na prática. A seguir, você entende melhor como esse conceito pode ser aplicado na sua rotina de vendas:
A escuta adequada é uma habilidade muito valiosa. Não nos referimos a apenas deixar seu cliente falar tudo que precisa. O foco, aqui, deve ser absorver as informações chave no discurso do cliente, de forma a determinar qual é o problema apresentado por ele.
No discurso de um cliente sobre o que ele procura, é possível encontrar informações sobre:
Depois de ouvir, faça perguntas para esclarecer o que for necessário. Além de coletar mais informações importantes, as perguntas também mostram que você estava ouvindo atententamente.
As melhores perguntas são aquelas que oferecem espaço para que o cliente conte mais sobre sua experiência. Isso é, as perguntas abertas – aquelas que não podem ser respondidas apenas com sim ou não.
Não deixe de confirmar que entendeu as informações fornecidas. Por exemplo, você pode usar palavras diferentes para confirmar um detalhe. Veja:
Cliente: “Procuro algo para resolver esse problema y, pois o modelo x não atendeu minhas necessidades.”
Vendedor: “Certo, o produto x, então, não conseguiu dar conta do problema y. Talvez o produto z seja a solução, você gostaria de vê-lo?”
A melhor forma de aprender é na prática! Por isso, separamos algumas frases que ajudam a mostrar ao seu cliente que você está ouvindo de forma ativa, se interessando e buscando soluções com ele. Confira:
Além desses exemplos, lembre-se de sempre agradecer o cliente de forma sincera pelo seu tempo e pelas informações oferecidas.
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