O setor de franchising é um dos que têm passado por mais crescimento no país. Nesse sentido, apenas no ano de 2021, de acordo com dados da ABF Franchising, o faturamento das redes de franquia foi de 185 bilhões de reais. Portanto, se fez necessária uma regulamentação para esse tipo de comércio, e é aí que surge a Lei de Franquias! Assim, ela define a relação entre franqueador e franqueado. Afinal, quer saber mais sobre o assunto e sobre as mudanças recentes nesta Lei? Continue a leitura!
O Franchising é o modelo de negócio de franquias, que são empreendimentos da mesma marca que encontramos em cidades ou estados distintos. Temos como alguns exemplos de franquias de sucesso o McDonald ‘s, Burger King, Subway, Havaianas e a própria Acqio. Esse modelo começou no Brasil na década de 1960, com o surgimento e popularização dos Shoppings, marcando assim, o início da Globalização. Logo, desde então esse modelo só cresceu e a previsão é de crescer ainda mais.
Dentro desse mercado surgiram as franquias brasileiras, que cada vez mais foram exportadas para outros países.
Durante todo esse tempo, as franquias eram reguladas pela Lei de Franquias (1994), mas atualmente, devido às mudanças tecnológicas, essa lei precisou de atualizações para se adaptar à nova realidade o franchising.
A nova Lei de Franquias (Lei nº 13.966/2019), que entrou em vigor em março deste ano (2022), trouxe segurança econômica para novos franqueados que, antes de fechar um negócio, tiveram acesso a mais informações sobre todos os dados da empresa franqueadora, com a opção de recorrer judicialmente caso isso não acontecesse.
É previsto na lei que a Circular de Oferta de Franquia deve ser entregue até 10 dias antes da assinatura do contrato, sendo o principal documento a ser repassado ao franqueado. Houve um aumento no número de informações que deve constar no documento para aumentar a transparência do contrato.
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