empreendedorismo  |  Inspiração

10 livros para ler sobre empreendedorismo

Quem é empreendedor, sabe que existem vários livros para ler sobre empreendedorismo.
Além da importância da leitura no aspecto geral; ler livros é uma ótima meneira de se manter atualizado, e é essencial para fazer o seu negócio alavancar e conquistar ainda mais clientes.

Além disso, deve-se saber como administrar o tempo entre cuidar da loja, garantir que sua equipe esteja realizando um ótimo trabalho, lidar com fornecedores e clientes e tudo o que envolve o seu negócio e ainda conseguir dar conta de estar por dentro de novidades do setor.

A fim de te ajudar, a ACQIO trouxe algumas dicas de livros para ler!
Primeiramente, entenda que não é obrigatório assistir à diversas palestras, realizar networking toda a semana e ler a revista mais cara do mercado para ser um bom administrador da própria marca.

Essas tarefas são interessantes sim para que você conheça novas formas de ver e trabalhar com o seu negócio, a princípio, não é todo mundo que tem tempo e dinheiro para isso, não é mesmo?

Portanto, procure alternativas acessíveis – e, quando puder, invista em cursos e palestras – como reservar um tempo para leitura, por exemplo.

Hoje em dia há uma variedade de livros para ler dedicados ao empreendedorismo, de tal forma que houve um crescimento, em média, de 40% pela busca deste tipo de conteúdo.

Além de existirem diversos autores, dos mais famosos e clássicos, até os menos conhecidos, mas todos eles possuem uma leitura muito didática e fácil de consumir.

Portanto, se você criar uma meta de 10 páginas por dia, por exemplo, sua empresa pode agradecer e muito a esta novo hábito!
Vamos então para as dicas?!

#1 Pense Simples, Gustavo Caetano

Este é um bom livro para quem procura inovar e não sabe como começar.
O autor explica e ensina, ao longo das 184 páginas, como foi capaz de enxergar problemas pequenos que necessitavam de solução imediata; e como conseguiu mudar o rumo do seu negócio (Samba Tech) para continuar crescendo cada vez mais.

Dessa forma, se você busca entender como conseguir isto de maneira simples e prática, essa é uma ótima opção!

#2 O Mensageiro Milionário, Brendon Burchard

Nessa obra, Burchard compartilha sua história e ensina que, sua trajetória e experiência têm importância e valor de mercado maiores do que você pode imaginar.

Nesta obra de 208 páginas, você entenderá como pode ser remunerado ao compartilhar suas informações e recomendações práticas e úteis, montando um negócio de sucesso.

#3 Seu Sonho Tem Futuro, Candice Pascoal

Candice Pascoal, CEO e fundadora da plataforma Kickante, site brasileiro de financiamento coletivo (crowdfunding), responde neste livro de 224 páginas, como colocar suas ideias e sonhos em prática de maneira fácil e sem riscos.

#4 Pai Rico, Pai Pobre, Robert T. Kiyosaki

Sem dúvidas um dos livros mais falados da última década; abriu os olhos do mundo para a necessidade de pensar o planejamento de finanças pessoais.

Sendo 192 páginas do primeiro best-seller de Robert T. Kyiosaki e Sharon Lechter, em suma, é um livro que deu origem a uma série de enorme sucesso.
Em síntese, é bem simples: com maior inteligência financeira muitos problemas comuns da vida cotidiana podem ser resolvidos.

#5 Sem Limites, José Eduardo Costa

Em resumo, conhece a Netshoes? Então esse livro vai te mostrar a história por trás dos bastidores da maior varejista digital de itens esportivos da América Latina!

224 páginas de livro para ler, conta como se deu a migração da loja de rua para o comércio eletrônico, os sucessivos desafios superados pelos primos, das conversas para a compra da plataforma de e-commerce com os americanos, sem que nenhum dos sócios falasse inglês, à montagem do primeiro centro de distribuição automatizado.

#6 Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

Se as suas finanças andam na corda bamba, talvez esteja na hora de você refletir sobre o que T. Harv Eker chama de “o seu modelo de dinheiro” – um conjunto de crenças que cada um de nós alimenta desde a infância e que molda o nosso destino financeiro, quase sempre nos levando para uma situação difícil.

São 176 páginas de livro para ler e entender como melhorar sua vida financeira, e de quebra alavancar seus negócios.

# 7 Nada Easy, Tallis Gomes

No livro de 192 páginas “Nada Easy”, Tallis Gomes, o fundador da Easy Taxi e da Singu, apresenta o passo a passo  para ter a melhor performance da sua ideia possível; e depois a transformar em um empreendimento no qual tempo e recurso não são nada desperdiçados.

#8 O Poder do Hábito, Charles Duhigg

No livro para ler com 408 páginas do “O Poder do Hábito”, você consegue compreender como seus hábitos podem transformar sua vida.

Surpreendentemente o autor deixa um caminho de respostas sobre como nós podemos entender o funcionamento dos hábitos afim de fazer disso uma verdadeira transformação para nos tornarmos mais produtivos e, claro, alcançarmos o sucesso.

#9 Sonho Grande, Cristiane Correa

O livro para ler “Sonho Grande”, é um relato detalhado dos bastidores da trajetória de Lemann, Sicupira e Telles desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, até os dias de hoje.

Durante as 263 páginas de leitura, você aprende como os três aplicam uma fórmula de gestão que se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos no seu grupo de empresas e investimentos – conhecido como 3G.

#10 Novos Caminhos, Novas Escolhas, Abilio Diniz

Abilio Diniz é um dos maiores empreendedores do Brasil: construiu o Grupo Pão de Açúcar, enfrentou diversas e, depois, deu a volta por cima.

Nas 216 páginas deste livro, ele narra pela primeira vez suas lutas recentes e os novos caminhos que descobriu nos últimos anos.

Agora, se você não é muito do time de livros para ler, não se preocupe: listamos também uma lista de filmes sobre empreendedorismo, gestão e liderança que você pode assistir ainda hoje!
Confira:

  • O Lobo de Wall Street, 2014
  • Chef, 2014
  • A Rede Social, 2010
  • Margin Call – O Dia Antes do Fim, 2011
  • Startup.com, 2001
  • Piratas do Vale do Silício, 1999
  • Tucker: Um Homem e Seu Sonho, 1988
  • The Founder, 2016
  • Something Ventured, 2011
  • À Procura da Felicidade, 2006

Livros para ler e se inspirar para fazer mais!

Com essas dicas, você já estará pronto para começar a montar sua própria estante com livros e filmes que fazem mais sentido para o empreendedorismo que você busca exercer. Lembre-se de encontrar sua própria voz e seguir os conselhos destes CEO’s como chaves para o seu próprio sucesso!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados