Natal: como aproveitar esta data para lucrar mais?

Para muitos, a Black Friday foi uma espécie de antecipação do Natal, na qual muitos empreendedores “sentiram a temperatura” do mercado para liquidar estoques encalhados e juntar capital de giro para os deveres de fim de ano, não é mesmo? É o momento em que empresários aproveitam os feedbacks recebidos para chegarem mais preparados ao Natal, o último fôlego financeiro de 2020.

De acordo com este artigo da Infomoney, há diversos estudos que apontam o e-commerce e as vendas online como grandes salvadores da pátria. Nas citações, há a menção da Ebit Nielsen, empresa global de medição e análise de dados, cujos estudos demonstram que as compras online no país cresceram 47% no primeiro semestre, a maior semestral em duas décadas.

Por isso, estar preparado para o consumo online e garantir infraestrutura necessária para acomodar o boom do Natal é parte do trabalho de qualquer empreendedor e pensando nisso, a ACQIO reuniu algumas dicas para que você entenda como lucrar mais nesta data que se aproxima. Confira:

Transparência gera mais lucro

Para que seu consumidor não classifique suas promoções como “furadas”, opte pela transparência. Ninguém gosta de ser enganado, então saiba que atualmente, muitos consumidores estão de olho e pesquisando preços para não caírem em descontos superficiais.

Além disso, por mais que você queira queimar seu estoque, saiba transformar os produtos encalhados em diferenciais válidos para seu público. O seu cliente estará de olho agora, e, portanto, você deve garantir itens de qualidade e claro, um atendimento afiado para resolver quaisquer problemas.

A maneira que sua marca passará por essa data será de extrema relevância para 2021. Primeiro, porque dependendo de como o consumidor for tratado, ele possivelmente não voltará. E segundo, que se você não entender quais foram os produtos/serviços mais buscados neste período, dificilmente você enxergará oportunidades boas para o novo ano.

Portanto, esteja atento ao que você oferece agora e qual será a resposta. Aposte nessa “bússola” para criar promoções vantajosas para a seu bolso.

Aproveite para “apertar os parafusos” para 2021

Se, durante a Black Friday e o Natal você conseguir o lucro que esperava ou que havia sido projetado, pare e estude o que pode ser feito para ter um 2021 ainda mais lucrativo.

Caso sua equipe tenha sentido alguma dificuldade nestas datas, realize um treinamento, alinhe a comunicação, e veja se é possível contratar mais pessoas para épocas com fluxo atípico (superior ao normal). Se o problema tenha sido em estrutura de estoque, por exemplo, estude como é possível melhorar a logística, o atendimento e assim por diante.

A Black Friday e o Natal trazem excelentes aprendizados que, se você souber colher os frutos, conquistará ainda mais clientes no ano seguinte.

Aproxime-se ainda mais do seu cliente

Otimize seu relacionamento durante as vendas de final de ano. Se você possui um e-commerce, por exemplo, aproveite para criar um formulário de desconto e garantir os dados dos clientes que irão adquirir o seu produto, para depois engajar uma comunicação com toda esta base.

O e-mail marketing também é uma das formas mais “tradicionais” dentro do marketing digital para garantir uma conversa com novos e antigos consumidores. É possível criar um fluxo de e-mails, agradecendo a compra realizada e depois manter este cliente informado sobre futuras promoções, bem como novidades.

Utilize ainda meios nos quais seja possível conversar diretamente com seu público (desde que ele queira, é claro). Você pode resgatar os que ainda estão em dúvida e não fecharam as compras no carrinho, criando assim estratégias de cupons de desconto e enviando e-mails que reforcem os benefícios do produto.

Aposte no seu tamanho e use isto ao seu favor

As pequenas e médias empresas possuem uma vantagem em relação às grandes que é justamente o seu tamanho. Isso permite um atendimento mais humanizado e capacitado a atender o consumidor de forma mais agradável.

Ninguém gosta de conversar com um robô. Por mais que você otimize as respostas de um bot para whatsapp, por exemplo, tenha uma pessoa dedicada para isso durante essa época, para resolver os problemas de forma mais amigável e compreensiva possível. É um momento onde todos estão mais sensíveis e tudo o que você quer é causar uma boa impressão.

Não subestime o poder de uma boa conversa, entenda que durante essa época, o consumidor pode ter grande poder de alavancar sua marca com uma avaliação pública positiva, mas também de gerar crises (caso ocorram problemas). Portanto, aposte em treinamentos de equipe e alinhe a forma de atendimento.

Prepare esse time para resolver problemas e não somente para gerenciar crises. Um bom atendimento é, sem dúvidas, o melhor cartão de visitas e de fidelidade para próximas compras.

Ofereça mais facilidade para seu cliente

Está com medo das possíveis desistências de compra com a emissão de boletos nesta data? Então aposte em outras alternativas de pagamento, além desta. Investir em uma maquininha de cartão é uma boa pedida, pois, com ela, seu cliente terá outras opções e você, mais chances de receber.

A maquininha da ACQIO oferece, além da opção de débito e crédito, a possibilidade do seu cliente aproveitar o auxílio emergencial do governo para realizar as compras. Você, lojista, ainda pode oferecer o ACQIO Link, para compras à distância, o QR Code, para pagamentos através do app Caixa Tem e, claro, a opção PIX, para pagamentos mais ágeis e rápidos.


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