Capacitação  |  Educar

Campanha de Fidelidade, tudo sobre

Uma campanha de fidelidade é um método muito eficaz para fazer com que os seus clientes continuem voltando para sua loja. Hoje, os principais comércios e empresas brasileiras contam com esse tipo de iniciativa. E eles têm tido resultados incríveis. 

Muito se engana quem pensa que a campanha de fidelidade é um recurso que só os grandes varejistas conseguem implementar. A verdade é que é muito mais fácil – e barato – do que você imagina. 

Contar com uma campanha de fidelidade pode ser o diferencial que faltava para sua marca decolar de verdade. Pensando nisso, criamos esse guia completo sobre o assunto, que inclui um passo a passo para implementar sua própria campanha de fidelidade para sua empresa!

Hoje, você vai ler sobre: 

  • O que é uma campanha de fidelidade
  • Quais são as vantagens da fidelização de clientes
  • Como criar um programa de fidelidade: passo a passo
  • Ideias de campanhas de Fidelidade para sua loja 
  • Oportunidade: lucre mais com as franquias Acqio

Boa Leitura!

O que é uma campanha de fidelidade

Entenda como funciona uma campanha de fidelidade. 

Uma campanha de fidelidade, em resumo, é um conjunto de ações em cadeia que uma empresa cria. O objetivo é oferecer incentivos e vantagens para clientes que compram sempre com você. Assim, você aumenta a retenção de clientes, os deixa mais satisfeitos e eles ainda podem indicar sua loja. 

Uma das formas mais populares da campanha de fidelidade são os cartões, milhas ou pontos. Quanto mais o cliente compra, mais pontos ganha. E, então, esses podem ser trocados por recompensas. 

No entanto, uma campanha de fidelidade deve ir além de prêmios para os clientes que voltam. Uma estratégia bem estruturada também envolve uma experiência personalizada de atendimento e compra. 

Assim, sua campanha de fidelidade pode incluir desde um programa de prêmios até e-mails personalizados para parabenizar o cliente no aniversário dele. É preciso que seus clientes se sintam bem-vindos e valorizados. 

Quais são as vantagens da fidelização de clientes

Descubra os benefícios que uma campanha de fidelização pode trazer à sua empresa. 

Clientes fiéis são clientes que geram receita consistentemente para sua loja. Mas vai muito além disso: eles são clientes felizes e satisfeitos, que se tornam embaixadores da sua marca. Eles não vão pensar duas vezes antes de recomendar seus produtos para amigos e familiares. 

Veja como a fidelização pode ajudar você a aumentar seus lucros

  • Os clientes gastam mais na sua loja, aumentando o valor do ticket médio
  • Eles são incentivados a voltar e comprar mais vezes
  • Eles prestam atenção nas suas publicações nas redes sociais e podem compartilhar promoções

E, ainda, veja como você pode conseguir novos clientes através da fidelização: 

  • Você conhece melhor seus clientes, possibilitando traçar um perfil e expandir o público-alvo; 
  • Os clientes indicam seus produtos, compartilham os conteúdos da sua marca e escrevem avaliações, aumentando sua visibilidade.

Além disso, você também ganha em valor para sua marca:

  • Maior exposição e conhecimento da marca;
  • Propaganda boca a boca em redes sociais;
  • Ela cria pontos de contato com o cliente; 

Como criar um programa de fidelidade: passo a passo

Agora você já sabe: uma campanha de fidelidade é importantíssima para o crescimento da sua empresa. Então, é hora de colocar as mãos na massa e começar a criar a sua. 

Para isso, é só seguir nosso passo a passo. Se você precisar de ideias, pode encontrar algumas mais à frente nesse artigo. 

1. Cadastro de clientes

O primeiro passo é definir como será feio o cadastro dos seus clientes na campanha de fidelidade. Nesse momento, é importante lembrar: existem leis e normativas em respeito aos dados pessoais coletados e guardados pela sua empresa. Assim, certifique-se de que: 

  • Você coleta apenas os dados necessários para os fins da campanha; 
  • Seus clientes sabem quais dados serão guardados e como serão utilizados; 
  • Os dados sejam armazenados de maneira segura. 

Para incentivar o cadastro, você pode oferecer algo em troca. Alguns exemplos são descontos, brindes ou a entrada em um sorteio. 

Vale destacar: o cliente precisa estar ciente que está se inscrevendo na campanha de fidelidade e que poderá receber comunicações da empresa no contato fornecido.

2. Definindo as regras

Na hora de definir as regras da campanha de fidelidade, o melhor é ser claro, objetivo e simples. Tudo deve estar bem explicado e documentado. Além disso, essas informações devem estar disponíveis para seus clientes, mesmo antes do cadastro. 

Veja alguns fatores que precisam estar definidos nas regras: 

  • Prazos para trocas de vantagens;
  • Quantidade de pontos ganhos por compra ou valor gasto;
  • Quais são os prêmios e como eles podem ser resgatados; 

Em resumo, nessa documentação deve constar tudo que seus clientes precisam saber sobre a campanha. Lembre-se de não complicar as regras demais. 

3. Criando recompensas

Prêmios e recompensas não precisam ser caros para chamar atenção. Basta que tenham valor para seus clientes. Por isso, conhecer bem o seu público é de extrema importância. Para isso, você pode utilizar recursos como históricos de compras ou pesquisas. 

Muitas vezes, apenas descontos nas compras futuras já são ótimos incentivos. Outra ideia é fazer uma parceria com os outros comerciantes locais da sua área para oferecer uma rede de vantagens. 

4. Capriche na divulgação

Sua campanha de fidelização precisa de criatividade para decolar. Você vai precisar de um bom nome, uma identidade visual legal e um bom plano de divulgação. 

Afinal, não adianta nada ter prêmios incríveis se nenhum dos seus clientes ficar sabendo sobre a campanha. Use as mídias sociais a seu favor, e não se esqueça de oferecer o cadastro para seus clientes no momento da compra.

5. Oficialize sua plataforma

Para que sua campanha de fidelidade funcione, é preciso ter alguma forma de controle dos pontos e recompensas. As soluções aqui são muito diversas: existem lojas que usam apenas um cartão de papel e carimbos. Outras, investem em aplicativos para realizar as trocas e contagem de pontos. 

A melhor escolha depende do seu orçamento, do seu público e estratégia. 

6. Ouça seus clientes

Lembre-se: apenas oferecer prêmios e descontos não é suficiente. É preciso cuidar para que os clientes participando da sua campanha de felicidade estejam satisfeitos e sintam-se valorizados. 

É sempre bom pedir opiniões sobre os prêmios, por exemplo. E não se esqueça de oferecer o melhor atendimento possível. Mais importante do que qualquer cupom de desconto é seus clientes se sentirem confortáveis, ouvidos e valorizados por você e por sua equipe. 

Clientes que tiveram uma boa experiência, provavelmente voltarão. Todas as reclamações do consumidor devem ser respondidas rapidamente e seus problemas solucionados da melhor forma possível.

7. Monitore os resultados

É muito difícil acertar todos os detalhes de primeira. Mesmo porque, com o passar do tempo, tanto o cenário de mercado quanto as necessidades dos seus clientes podem mudar. Assim, como em toda estratégia na sua empresa, sua campanha de fidelidade deverá ser constantemente monitorada e ajustada. 

Quando você acompanha os resultados de perto, garante que encontrará problemas em seu começo, antes que eles possam gerar grandes prejuízos para o caixa ou para a imagem de sua empresa. 

Ideias de campanhas de Fidelidade para sua loja

Precisando de algumas ideias para se inspirar e criar uma campanha de publicidade que tem tudo a ver com seu público e sua marca? A seguir, você encontra algumas sugestões: 

1. Programa de pontos clássico

Essa é uma das formas mais simples e comuns de criar uma campanha de fidelização. Esse modelo já é utilizado há muito tempo, e começou com os cartões que recebiam carimbos ou adesivos a cada compra. 

Embora seja de simples implementação, esse método não é eficaz em todos os tipos de lojas. Ele funciona melhor para produtos que incentivam compra de curto prazo, como itens alimentícios, por exemplo. 

2. Níveis de Recompensa

Diferente do sistema de pontos tradicional, aqui as recompensas se tornam progressivamente melhores conforme o cliente realiza mais compras. 

Isso ajuda também no engajamento, visto que o tempo entre as compras e as gratificações se torna mais curto.

Esse sistema funciona melhor para empresas que vendem produtos de preços mais elevados, como eletrônicos e eletrodomésticos. 

3. Parcerias entre empreendedores locais

Os empreendedores locais só têm a ganhar fazendo parcerias entre si. Além de criar uma rede de apoio e senso de comunidade, você pode oferecer vantagens mais interessantes para seus clientes. 

Uma loja pode oferecer descontos ou brindes de outras através das campanhas de fidelidade. Assim, você incentiva o comércio local, estreita suas relações com a comunidade, consegue novos clientes e fideliza os que você já tem!

4. Clube de serviços exclusivos e Benefícios VIP

Nem sempre as recompensas na sua campanha de fidelidade precisam ser monetárias. Muitas vezes, o acesso a atendimento especial ou serviços exclusivos é um benefício muito mais atrativo. 

Por exemplo, que tal atendimento exclusivo, estacionamento e frete grátis ou um clube de compras? Muitos clientes estão, inclusive, dispostos a pagar taxas extra por serviços VIP, como acontece com serviços de entrega prioritária. 

5. Gamification

Gamification é o nome dado a uma incrível tendência, tanto em aplicativos voltados para desenvolvimento de habilidades e produtividade quanto para campanhas de fidelidade. Trata-se de tornar a experiência parecida com um jogo, onde o cliente ganha pontos e medalhas, avança fazes e se diverte enquanto compra com você.

Que tal, por exemplo, criar um ranking para os clientes com mais pontos ou oferecer medalhas e serviços especiais para quem atinge as metas do programa? 

6. Concursos

Concursos culturais e sorteios são uma ótima maneira de incentivar os clientes a interagir com a sua marca, além de ajudar na fidelização. 

Que tal oferecer prêmios e sorteios para quem avaliar produtos e postar comentários no seu site? Ou, simplesmente, promover um sorteio mensal, apenas entre os clientes que fazem parte do programa de fidelidade.

7. Acesso antecipado

Se você é uma pequena loja que trabalha com produtos que alguns clientes antecipam muito (como jogos, livros e similares), talvez seja uma boa ideia oferecer pré-venda dos produtos para os membros da campanha de fidelidade. 

Assim, além de garantir vendas antes mesmo de ter o produto no estoque, você incentiva a participação do programa para quem quer garantir o produto. 

 

Conte conosco para evoluir ainda mais o seu negócio!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados